Guasqueiro:

O Guasqueiro é o artesão que usa o couro cru como principal matéria-prima de seus trabalhos. O termo tem origem na palavra “guasca”, que significa pedaço ou tira de couro não curtido, sendo o profissional, aquele que faz trançados exclusivamente com este material.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Entendendo melhor um Guasqueiro.

Carnal: Lado do couro que está pegado à carne do animal.

Guasca: Tira, correia, corda de couro cru, isto é, não curtido. Denominação dada aos rio-grandenses pelos filhos de outros Estados, pelo fato de, em vista da predominância da industria pastoril e da carência de outros materiais, haver sido generalizada o emprego do couro cru para as mais diversas finalidades. Essa designação, a princípio, teve significado pejorativo, sendo hoje perfeitamente aceita pelos rio-grandenses que dela se orgulham.

Lonca: Denominação dada a parte do couro do cavalar ou muar, tirada dos flancos, da região que vai da base do pescoço até às nádegas. A lonca não é curtida. É utilizada para fazer tentos ou para retovos. para pelar a lonca se usa faca ou cavadeira de pau, após curtimento com cinza. (A palavra é de origem platina, lonja, que significa couro descarnado, com pelo ou sem ele).

Lonquear: Preparar o couro, em geral do cavalar ou muar, limpando-o e raspando-lhe os pêlos, afim de utilizá-lo depois para feitura de tentos, tranças, costuras e retovos. Courear, no sentido de tirar o couro do animal morto no campo, de peste, magreza ou desastre.

Preparos: Aperos, arreios. Peças que formam o arreamento do animal de montaria, de tração ou de carga. Os aparelhos de cois das carretas de bois.

Sovador: Pedaço de pau, com mais ou menos dois palmos de comprimento e uma ou duas polegadas de diâmetro, fendido longitudinalmente até dois terços do seu tamanho, utilizado para amaciar guascas de couro. O mesmo que mordaça.

Tento: Tura fina de lonca que é empregada para costurar couro, para fazer botões e passadores, para atar alguma coisa, e para muitos outros fins. Tira de couro cru utilizada para a feitura de laçõs, sovéis tamboneiros, relhos, qualquer aparelho trançado e inúmeros outros usos.

Fonte: Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul. Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes - Martins Livreiro


0 comentários:

Postar um comentário